Sobre ansiedade e desafios

Bem, este blog está quase cumprindo um aninho de vida. Junto com esse um ano de vida, estão algumas decisões tomadas no ano passado sobre meus anseios literários, meus sonhos e minhas inquietudes.

2015 foi um ano muito rico para mim, aprendi muito, otimizei meu tempo, escrevi profundo e bonito em Love Shuffle, mas chegou 2016 e as coisas mudaram drasticamente.

A faculdade mudou de metodologia e agora eu tenho que ler o dobro do que já lia nos anos anteriores; meu projeto de conscientização sobre tráfico de pessoas vingou de tal maneira que estou coordenando um grupo de trabalho com diversas instituições e articulando alguns projetos novos e que me enchem de alegria e novas responsabilidades; comecei a fazer um curso de especialização em Psciologia Jurídica, Forense e Penitenciária EAD pela Universidad de Sevilla – que estou amando – mas que acabou gerando um estresse imenso ao ter que estudar uma carga dobrada.

IMG-20160411-WA0006

1 matéria só: projeto integrador

Eu realmente achei que daria conta de tudo, mas não estava levando em consideração as mudanças de metodologia universitária, as provas todas as segundas feiras, as mil atividades semanais. Confesso que muitas vezes sinto raiva, pois a ansiedade em realizar tudo de maneira exemplar é intensa  – e tem muito a ver com meu perfeccionismo -, mas também está muito relacionado ao escasso tempo que tenho para me dedicar ao lazer, seja sair, ler, escrever ou fazer um grande nada.

Depois de algumas semanas passadas com crises de ansiedade, momentos de muita raiva, vergonha de algumas notas mediocres, cansasso mental e medo do fracasso, eu decidi que preciso lidar com tudo de um jeito menos exigente.

Desde o começo das aulas eu não escrevi nem um maldito “a” para minhas on-going fanfics – embora consegui escrever um ou outro texto para o blog. Minha pobre Love Shuffle está em hiatus e certamente já perdi muitos leitores, mas feliz ou infelizmente, a vida real acaba tendo um peso grande demais nesse momento.

Sinto muita saudade de chegar sexta e tirar a tarde para plotar e escrever sem parar, mas
chega sexta e eu penso: meldels, faltam 3 textos para ler para a prova de segunda! ou geeez ainda não fiz resumo do módulo de criminalística, preciso estudaaar!

IMG-20160417-WA0010

minha caixinha

É bastante cansativo. Mas, algo que tem me sugado demais ultimamente é o Facebook. Como o estresse é alto, às vezes, só de olhar para o texto eu me sinto ansiosa, daí eu fujo da tarefa que está na minha frente e vou gastar tempo no Face. Mas ultimamente a minha timeline anda bastante agressiva e sugadora de energias, principalmente para pessoas como eu que são ativistas e ao mesmo tempo, bastante sensíveis.

Semana passada acabei fazendo uma atividade artística que foi bastante terapeutica: desliguei o notebook, o celular e fui pintar uma caixinha, desenhar elefantes e usar minha criatividade com cores e tecidos. Foi ótimo e muito libertador. Um exercício incrível que me desestressou muito. Depois disso, foi muito fácil terminar de montar minha apresentação para uma palestra/capacitação e também terminar de estudar para a prova. Os resultados foram bastante bons e me surpreenderam muito! O que demonstra que alguma coisa eu fiz certo!

Hoje acabei tendo uma dessas resoluções muito necessárias de ajustamento criativo, ou de nova ambientação ao cenário atual de uma agenda apertada e cheia de novas responsabilidades: entrar menos no Facebook e passar mais tempo fazendo coisas que me enchem de energias para seguir adiante.

IMG-20160317-WA0012

vinde a mim, ó desafio

O DESAFIO DA TAI

O desafio é realizar atividades alternativas quando a ansiedade e o estresse apertarem. Toda vez que eu olhar para um texto ou tarefa e sentir a ansiedade começar a me enervar eu vou tentar:

  • Escrever
  • Ler algo gostoso (livros de literatura principalmente)
  • Realizar artes manuais (pintar ou forrar caixinhas, presentes, bolsinhas)
  • Fazer exercício físico
  • Fazer a unha, hidratar o cabelo, coisinhas assim
  • Arrumar e limpar a casa (organização e limpeza acaba me acalmando bastante)

Uma atividade extra que preciso ter é sair mais vezes, curtir minhas amigas, mergulhar na nossa sororidade e DANÇAR.

Quis escrever esse post, para oficializar esse novo desafio que com certeza vai acalmar um pouquinho meus nervos, minhas ansiedades, meu perfeccionismo… Mas que também vai ser muito difícil, pois admito ser bastante facebookaholic 😀

Se der certo, vocês certamente me verão mais vezes por aqui, mais coisas minhas publicadas no meu fanfiction.net e mais criaçõezinhas artísticas para a minha casa! E, mais importante ainda: vocês vão me ver bem mais tranquila, e é exatamente isso que estou precisando.

Deixo para vocês a foto da minha bolsinha pintada a mão, cheia de elefantes. Afinal, eu sou an elephant person. 😉

IMG-20160417-WA0015

já dá pra vender minha arte na praia? #SouDeHumanas

Tenham um fim de semana precioso, cheio de alegrias, momentos de descontração e muita produtividade. Um passo atrás do outro! E vocês, como lidam com o estresse e a ansiedade? Alguma dica para me dar?

As melhores inspirações!

Tai.

 

 

 

Anúncios

6 pensamentos sobre “Sobre ansiedade e desafios

  1. Tainara, eu faço meditação. Me ajudou no término do mestrado. Também tenho pelo menos 6 horas de sono diário. Diminui um monte a baladinha ou bar. E acordo super cedo. Vou pra paz do som da passarada aqui em casa e converso com o sol. Brinco com o Theo. Faço um café gostoso. Deu certo. Beijo

    Curtir

    • Dayse, obrigada pelas dicas. Tenho dormido bem, embora alguns dias fico ansiosa e com um pouco de insônia. Tenho tentado ficar mais tempo no jardim também, como você disse, tomar um pouco de sol e pisar na grama… Vai dar certo pra mim também! Estou esperançosa! Um beijão!

      Curtir

      • Tata, me vejo em situação semelhante à sua, ansiedade a mil por conta das provas e trabalhos no mestrado somada à longa jornada de trabalho e viagens. Suas dicas são muito legais, estou fazendo acupuntura o que tem me ajudado a reduzir a ansiedade bem como intensificado atividade física, decidi q vou treinar muito Pilates isso me ajuda tbm a manter saúde e qualidade de vida. Agora tbm preciso caminhar junto a natureza, pra mim é um bálsamo, super rekax . Bjo amor!! : )

        Curtir

      • Mami, a gnt é muito parecida né! vamos pintar cerquinha junto para desestressar. compra uns lápis de cor e desenha um pouquinho, pra mim me desestressa mto, fico bem mais tranquila depois 😛 te amo! vamos conseguir!!! ❤

        Curtir

  2. Oi Tainara! Não deixar a ansiedade tomar conta de mim tem sido um grande desafio nos últimos meses! Tento me organizar e dividir um tempo para cada coisa, mas neste semestre tenho concentrado boa parte das horas para os estudos da faculdade. Gosto de fazer as coisas num ritmo mais tranquilo (sou meio devagar, sabe) e quando tenho mil coisas pra conciliar, me atrapalho um pouco. Percebo que isso tem me estressado, e me deixado muito ansiosa ultimamente. Para relaxar gosto de ouvir música, assistir filmes, e pra dormir melhor faço meditação, o que me ajuda bastante. Agradeço pelo seu post, por compartilhar sua experiência! Obrigada. Bj

    Curtido por 1 pessoa

    • Pri, obrigada por trazer algumas das tuas técnicas para relaxar. Várias pessoas tem me indicado a meditação, acho que vou tentar!
      Como vc disse, eu também fico mto ansiosa quando tenho muitas coisas para fazer, o que me atrapalha muito e acaba me fazendo não realizar nada com um rendimento bom. Por isso organizar meu tempo tem me ajudado. Qual é a hora de estudar? Qual é a hora do lazer? Quanto tempo eu preciso para realizar minhas tarefas? Essas perguntinhas são bem norteadoras.
      Respeite teu ritmo, seja ele mais rápido ou mais lento, pois ele é teu e isso que importa! Um beijão, obrigada pelo comentário querida! ❤

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s