TOP 5 – Melhores leituras de 2015

Como anda 2016? Bem, meu ano começou de leve, com uma boa caneca de chá preto com leite e um bom livro de Haruki Murakami, Kafka a Beira Mar, (algo que se repete já há 3 anos, um bom Murakami para começar o ano!).

Bem, resolvi escrever sobre as melhores leituras de 2015 para mim. Eu não li muitos livros ano passado, na verdade acabei lendo mais coisas da faculdade do que livros de romance como costumo fazer (embora eu tenha lido uma quantidade ABSURDA de fanfics de Hannibal – se alguém quiser indicações eu dou, só me pedir nos comentários), mas vale a pena selecionar os 5 que mais gostei.

Comecemos então!

TOP 5 DE 2015

5º – A Sul da Fronteira A Oeste do Sol – Haruki Murakami.

sul da fronteira

Mais um livro incrível do meu escritor favorito. Este ano li 3 dele, e dois figurarão aqui nesta lista. A Sul da Fronteira A Oeste do Sol é mais um dos livros de Murakami em que um homem narra sua vida e diversos acontecimentos ao longo de sua história. Nele, uma mulher misteriosa, um amor do passado e um personagem muito humano com uma vida muito normal e familiar passam a roubar nossos corações sem saber ao certo como será o desfecho (como quase tudo que este Japonês maravilhoso escreve). Foi uma leitura muito fácil e me senti interessada rapidamente pelo ambiente que ele foi criando. Uma leitura muito gostosa!

4º – Ligações (Landline) – Rainbow Rowell

Ligações_CAPA.indd

Para quem leu minha lista de TOP 5 2014, sabe que a Rainbow normalmente rouba espaços importantes na minha estante. Em 2015 me dediquei a ler este e tbm Anexos, que não foi tão bom como esperado. Ligações foi o primeiro livro que ela escreveu, nota-se a diferença em desenvolvimento quando comparado com Eleanor & Park e Fangirl. Mas a história me prendeu, depois de algumas páginas tediosas, e de repente eu estava no mundo dos personagens, entendendo como eles foram passar lá, quais eram seus medos, dificuldades e histórias de vida. É um romance muito fofo, misturado com muita vida real no casamento e família. Super indico para quem gosta de superações na carreira e casamento ao mesmo tempo. Foi uma viagem muito diferente das que costumo fazer, mas eu adorei!

3º – O Incolor Tsukuru Tazaki e seus anos de peregrinação – Haruki Murakami

Capa_O incolor Tsukuru Tazaki e seus anos de peregrina‹o.ind

Este livro deveria estar em 1º lugar, pois quando comecei a ler não consegui parar. Mas por uma questão de relevância e visibilidade vou deixar ele aqui em 3º, vocês deveriam lê-lo de todas as formas.

Lançado no ano passado, este livro prometia um Nobel da Literatura que não chegou. Como muita gente sabe, Haruki Murakami é o Leonardo di Caprio da literatura: sempre indicado ao Nobel, mas nunca ganha. Acho que junto com Norwegian Wood e Minha Querida Sputnik, O Incolor Tsukuru Tazaki é meu livro favorito dele. Tsukuru tem um trauma do passado que precisa resolver para poder seguir adiante, e entre os relatos de sua juventude e como tudo isso se reflete em sua vida adulta você vai descobrindo quão humano e incrível é o personagem, suas debilidades e fortalezas. Com pingos deliciosos de momentos surreais e misteriosos, quase impossíveis de imaginar, ele traça uma estória que te agarra pelas vísceras e não te deixa em paz até terminar de ler. Como sempre, os finais de Murakami são de dar muita raiva, afinal ele é o mestre de Finais Abertos, então eu indico muito para todo mundo. Esse livro é uma obra de arte! Uma maravilha da literatura. Ele merecia o Nobel!!! ❤

2º – Dois Garotos se Beijando –  David Levithan

dois garotos

Por favor, leiam este livro! É o que posso lhes pedir. Eu já tinha lido outros livros do David Levithan antes, me pareciam todos muito fracos, mas em Dois Garotos se Beijando, Levithan encontra sua voz numa narrativa incrível, cheia de força e delicadeza, com um pedido singelo e cálido de que a violência e preconceito contra os homossexuais acabe. Mesmo para quem não curte slash, yaoi, casais homossexuais, literatura queer, esse livro precisa ser lido, devorado, guardado junto do coração. E não, a história não é apenas sobre dois garotos se beijando, é sobre milhares de garotos ao redor do planeta que sofrem por amarem a outro garoto. Se existe um tipo de literatura que eu ADORARIA escrever (além de dramas familiares) é este: livros que trazem esses preconceitos para perto do coração do leitor, até que eles não façam mais sentido algum e, de repente, é tanto amor envolvido numa causa muito justa e necessária que esses preconceitos desaparecem. Não dá pra sair indiferente dessa leitura! Devastadoramente indicado!!!

1º – Reze Pelas Mulheres Roubadas – Jennifer Clement

reze pelas

Pare tudo o que está fazendo e compre este livro. Sei que não é o tipo de livro que a maioria das pessoas costuma gostar. Não é romântico, não é fofo, suave ou agradável. É um livro que arranha a alma quando te mostra a realidade da vida das meninas numa parte do México, onde é um grande perigo ser menina. A estória de Ladidi é sufocante, sua vida, sua miséria, suas poucas condições de estudo… Sua falta de anseios e sonhos… É incrível, é destruidor, não da pra parar de sentir e perceber quão privilegiados somos e como o machismo e a violência contra mulheres e meninas ainda se alastra de maneira absurda por todos os cantos do mundo. Vou escrever um post só sobre esse livro um dia, porque merece, porque é necessário, urge falar sobre as meninas roubadas do México, as meninas que precisam se passar por meninos para terem uma infância menos perigosa. Magnífico, chocante, dolorido e IMENSAMENTE IMPORTANTE. Leiam, por favor, leiam e rezem pelas mulheres roubadas de todo o mundo.

Leia também o TOP 5 de 2014.

Espero que tenham gostado e que as indicações cheguem ao coração de vocês! Como podem perceber os top 3 são absurdamente meus preferidos do ano, e vocês não deveriam perder essas leituras de jeito algum! 😀

Agora, me digam o top 5 de vocês, quero indicações para 2016! hehehe

❤ Lhes desejo um 2016 cheio de leituras explêndidas! 😎

As melhores inspirações e leituras!

Tai.

 

Anúncios

Um pensamento sobre “TOP 5 – Melhores leituras de 2015

  1. Pingback: TOP 5 – Melhores séries de 2015 | o mundo de Tainara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s