Novembro, mês da escrita!

NaNoWriMo

Como todos os anos, chegamos a mais um novembro brilhante (cheio de provas, trabalhos e artigos da faculdade). Mas mais que isso, é o National Novel Writing Month! (Mês Nacional da Escrita de Romances). Também conhecido como Nanowrimo 🙂

Nanowrimo é um projeto grupal de escrita que nasceu em 1999, criado por Chris Baty. Ao longo dos anos o projeto cresceu e no ano de 2013 quase quatrocentas mil pessoas participaram na plataforma website deles.

Vocês podem checar o site aqui: National Novel Writing Month

O que propõem o Nanowrimo?Shield-Nano-Side-Blue-Brown-RGB-HiRes

Simples, é um incentivo imenso à escrita. O objetivo é que cada escritor alcance a meta de escrever 50 mil palavras ao longo do mês, desde o dia 1º ao 30º de Novembro. Para que vocês tenham uma ideia de tamanho, até aqui eu escrevi 281 palavras no post.

É uma proposta desafiadora, pois para alcançar a meta você precisa escrever aproximadamente 1667 palavras por dia, e se não se organizar bem, pode ser que as palavras se acumulem e você terá que se reorganizar para tirar o atraso.

E você, Tai, já participou?

Bem, desde 2010 ou 2011, eu tento participar do Nanowrimo, nunca de maneira muito oficial ou definitiva. Mas é um incentivo interessante para quem precisa de um empurrãozinho para se dedicar mais à escrita.

tainara escrevendo

tainara escrevendo

A verdade é que eu, e as minhas melhores amigas escritoras (Bookworms maravilhosas do coração), nunca alcançamos as 50 mil palavras. Obviamente, acho que nenhuma de nós se dedicou realmente à isso.

Ano passado, o Nanowrimo me deu o incentivo necessário para começar um original (rascunho de livro, nada de fanfics). Eu cheguei a escrever 17 mil palavras, mesmo com as provas, o que para mim foi um grande feito já que sou extremamente lenta com originais – por causa do perfeccionismo, a ansiedade, a falta de foco, o medo do fracasso, entre outros medos que me espreitam nas esquinas da escrita.

Por isso, hoje vou compartilhar com vocês algumas dicas que deram certo comigo no ano passado, e ver se incentivo vocês a se aproveitarem da proposta do Nanowrimo, seja para escrever estórias ou trabalhos acadêmicos, ou escritos de qualquer natureza – afinal a escrita não é apenas a literatura, livros teóricos são muito importantes e úteis, e eles também precisam de incentivos!

Dicas da Tai para organizar e agilizar a escrita:

Para facilitar, fiz uma listinha que vocês podem checar e ver se algumas dessas dicas se aplica ao que você necessita. Sem falar que estou aberta a dicas que vocês possam me dar, por isso: me mandem seus paranauês da escrita! 😉

– Se você já tem uma ideia do que quer escrever, faça uma linha cronológica, ou divida as ideias por tópicos para facilitar sua própria compreensão da linha do tempo, dos fatos principais, das ações motivadoras do enredo/desenvolvimento.

– Crie perfis de personagens, pelo menos um esboço. Se você preferir se aprofundar bastante, é legal ter uma folha onde estão os pontos principais dos personagens.

– Se você não está escrevendo uma estória, mas sim um livro teórico: faça um rascunho da tua linha de raciocínio, tenha 5781945572_963252852c_ouma noção dos temas principais e como vai encadear as ideias, qual será sua ordem, o que vem em cada capítulo.

– Mantenha estas listas e perfis próximas de você enquanto escreve (eu gosto de usar folhas sulfite para isso, prefiro ter essas referências em mãos, no papel físico, por isso se você preferir fazer no computador, imprima uma cópia para ter por perto, pode facilitar).

– Esteja preparada/o para desorganizar tudo e mudar as ordens, as informações, os nomes dos personagens, a ordem dos capítulos: NÃO SE ESTRESSE COM ISSO. Simplesmente, aceite. A escrita pode ser um processo mais agradável se você se deixar levar por sua criatividade e pelas necessidades que vão surgindo ao longo da escrita.

– Faça uma Playlist das músicas que favorecem tua escrita. Por exemplo, eu tenho playlists que me trazem sentimentos ou criam ambientes muito diferentes, e utilizo cada uma delas dependendo da necessidade da cena. Caso você não goste de músicas para escrever/trabalhar, busque aplicativos que tenham sons da natureza, no vento, na chuva (eu pessoalmente uso muito o Noisli quando estou estudando).

NaNoWriMo_Brasil– Organize um horário na tua agenda e o chame de TRABALHO. Escrever pode ser hobby para muitos de nós, mas é um trabalho árduo e detalhista, que requer muita atenção e dedicação, por isso valorize tua escrita. Neste momento, peça para as pessoas não te atrapalharem, coloque um aviso na porta, combine com teus companheiros e familiares.

– Seja fiel ao teu trabalho: se você estipulou um horário ou um intervalo de tempo para escrever, valorize este momento, você pode limpar a casa/estudar/ir ao mercado/etc em outro momento; como por exemplo na tua hora de gastar o tempo nas redes sociais.

– Não se deixe levar por “bloqueios criativos”. Eu não confio muito nessa ideia de que você está bloqueado e não consegue escrever. Você é uma pessoa criativa e VOCÊ manda na tua criatividade, basta saber como estimulá-la. Se sentar na frente do computador e te der um branco, não corra para o Facebook. A possibilidade das ideias voltarem é imensa, mas se você se distrair com diversos outros estímulos, vai se afastar cada vez mais delas. Tente colocar uma música e se focar nas cenas anteriores ou nas tuas ideias. Feche os olhos, se deixe levar, evoque o ambiente que precisa para criar, busque dentro de você os estímulos necessários. No fundo, é você quem manda, então traga a imaginação de volta! Você não precisa de um toque mágico das musas, você precisa acreditar em si mesmo!

You can’t wait to write until you’re in the mood. My God, if you waited until you were in the mood, it would take forever. You have to sit down. The name of the game is to put it in the chair.

Harry Crews

– Relaxe! A ansiedade pode ser um grande fator paralisante.

– Comemore! Quando terminar de escrever, a cada dia ou a cada intervalo, anote o número de palavras e vá calculando numa espécie de contagem regressiva. A comemoração serve como reforço positivo: você está aos poucos se aproximando da tua meta, mesmo que ainda faltem 47,265 palavras. Comemorar faz com que os esforços não sejam em vão e você vai começar a se sentir cada vez mais estimulado para continuar escrevendo.

– Não faça revisão do texto. NÃO MESMO! Revisar é uma obra de arte, mas neste momento se foque em seguir escrevendo.  Você obviamente pode reler e ver como está indo, quais cenas seriam interessantes a seguir, mas normalmente a linha de pensamento que você usou na primeira tentativa vai ser mais acertada e coerente do que começar a desmembrar o texto e fazer um Frankenstein remendado. A revisão pode ser feita depois (a não ser que você mude algo significativo: como uma idade, então invés do menino ter 18, ele vai ter 17, e você vai precisar mexer naquela cena que ele entra numa festa, adicionar que tava com um RG falso, ou que barraram ele na porta ou que ele entrou pelos fundos sem os seguranças verem etc).

– Não seja dura com você mesma/o. A escrita pode ser um momento de imenso prazer e diversão, não estrague esse momento com uma centena de cobranças e expectativas. Se divirta.

269564_10150683702480375_972568_n

2011, no café onde J K Rowling passou horas escrevendo Harry Potter

Bem, estas foram algumas dicas que eu consegui me lembrar. Sem falar que ler coisas estimulantes ou assistir coisas que te inspirem é muito recomendado. Imergir-se no próprio universo da estória ou do tema que você está escrevendo colabora para que você não se distancie dela e perca o interesse. A pesquisa também é muito importante para a escrita, então use um tempo livre para fuçar assuntos que podem ajudar na construção do teu enredo. Não fique tanto tempo nas redes sociais neste mês: tente levar a sério, pense o quão importante isso pode ser para você e, se for importante o suficiente, dê prioridade para estas horas de escrita.

A verdade é que, falando sobre todas essas coisas, me faz querer tentar escrever para o Nanowrimo de novo! Hahaha Vamos ver o que o mês de novembro nos traz, e o que nos espera.

To torcendo para esse post lhes ajudar de alguma maneira. Força para os que enfrentarão o super desafio do Nanowrimo. E para quem, como eu, acha que este mês tá apertado demais para conseguir sentar e escrever, aproveite as dicas para tuas escritas corriqueiras, ou faça teu próprio Mês da Escrita quando o ano estiver mais tranquilo. Que tal nas férias? Para mim vai ser nas férias!

As melhores inspirações!

Tai.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s